quarta-feira, 23 de abril de 2008

PROJECTO ÁREA (Áreas de Recreio como Espaços de Aprendizagem)

Coordenado pela professora Emília Abreu, surge a partir dos trabalhos iniciados no ano lectivo 1999/2000 tendo adquirido sustentabilidade no ano seguinte, integrados no âmbito da Área Escola do 9.º Ano D sob o tema “Campo de Manutenção e Aventura”. Este projecto integra várias áreas de intervenção: a construção de uma pista de manutenção física (terra e alcatrão) à volta dos pavilhões, junto ao gradeamento; a requalificação da área envolvente ao Campo Desportivo (jardins, acessos, bancada, banco de suplentes); a criação de zonas de lazer (entre os pavilhões C e D) e a vedação do complexo. Neste momento este projecto justifica uma candidatura ao financiamento de um programa operacional no quadro de referência estratégico nacional (QREN).

CLUBE DE PROTECÇÃO CIVIL

Coordenado pelo professor Marcelo Torre, coadjuvado pela professora Sónia Vicente e António Saleiro, integra nove alunos e um auxiliar da acção educativa e entre as actividades previstas podemos indicar a formação e sensibilização das normas de utilização e funcionamento dos equipamentos e dos espaços laboratoriais, na sala das máquinas entre outras. De igual modo, será feito um levantamento dos locais que representam algum risco na escola-sede do Agrupamento.


OFICINA DE BIOLOGIA


Coordenada pelo professor Marcelo Torre tem como objectivos complementar a dimensão teórica da matéria de Biologia, Geologia e Química assim como desenvolver a perícia técnica e a familiaridade com o trabalho laboratorial, de campo e de pesquisa. Com um grupo variável de alunos (entre os quatro a oito), as actividades ocorrem no Laboratório de Biologia, todas as quartas-feiras, entre as 16h05 e as 17h30.


PROJECTO CRIE


Coordenado pelo professor Marcelo Torre e dinamizado por uma equipa de professores, visa promover as condições de trabalho na escola e incentivar o uso dos computadores, de redes e de internet como estratégia no desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Constitui uma mais-valia para os alunos e professores.

CLUBE DA CIÊNCIA

Coordenado pelo professor Jorge Agra, conta com a colaboração dos professores António Pereira, Sónia Vicente e Paula Bacelar e tem como finalidade promover o estudo das ciências experimentais. Entre as diversas actividades desenvolvidas podemos assinalar a constituição de pequenos grupos de formandos, onde são trabalhados conteúdos de Química Analítica e a organização, no final do ano, do dia do “Laboratório com portas abertas”, dirigido especialmente aos alunos do primeiro ciclo. Conta com cinquenta alunos inscritos e as actividades ocorrem às quartas-feiras, das 14h25 às 15h10 e às quintas-feiras, entre as 13h30 e as 16h20, no Laboratório de Física e Química.

PARLAMENTO DOS JOVENS

Coordenado pela professora Teresa Rego e dinamizado por uma equipa de professores tem entre os seus objectivos incentivar os jovens pela participação cívica e política, assim como sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

No segundo e terceiro ciclos, as professoras Ana Paula Parente e Elisabete Gonçalves desenvolvem com os alunos o tema “Energias alternativas e preservação do ambiente”.

No ensino secundário, as professoras Teresa Rego e Ana Maria Silva desenvolvem com os alunos o tema “A União Europeia”.

No passado dia 4 de Março, no Auditório da Região de Turismo do Alto Minho, os nossos deputados apresentaram os seus argumentos para o desenvolvimento do tema: “União Europeia, Participação, Desafios e Oportunidades”, ficando classificados em 6.º lugar, entre as 26 escolas Secundárias e Profissionais participantes, por isso, os alunos e professores estão de PARABÉNS pois foram eleitos para a Sessão Nacional que decorrerá no Parlamento nos dias 28 e 29 de Abril de 2008.

ECO-ESCOLAS

Dinamizado pela professora Celina Carvalho, pretende sensibilizar a comunidade escolar para a compostagem doméstica. Envolve duas turmas do oitavo ano que ao longo do ano se dedicam ao desenvolvimento do processo e à sua divulgação junto da comunidade escolar

PROJECTO ÁGORA

Coordenado pela professora Mª Teresa Almeida em parceria com uma equipa de professores tutores (indicados para a Sala de Estudo) e alunos monitores (nas disciplinas de Inglês, Matemática, Filosofia, História, Biologia-Geologia) procuram desenvolver estratégias de estudo, através da superação de problemas de aprendizagem e da consciência do erro. De igual modo, pretende-se estimular nos alunos o prazer de estar na escola, valorizando a construção dos seus percursos de formação, conscientes da importância de uma cidadania activa.

As actividades do Projecto, com a colaboração dos alunos monitores ocorrem às terças-feiras, das 8h20 às 9:05 (Filosofia) e das 14h25 às 15h10 (Matemática); quartas-feiras, das 10h55 às 11h40 (Música), das 14h25 às 16h05 (História) e das 16:05 às 16:50 (Inglês); quintas-feiras, das 8h20 às 9h50 (Filosofia); sextas-feiras, a partir das 14h25 (Matemática/Biologia-Geologia).

Aqui fica um registo dos nossos ex-alunos, participantes no Projecto:

… parece-me um projecto fantástico! O estudo em grupo é muito vantajoso, não só aprende o aluno como também o monitor!
Vá, não percas mais tempo e se tens capacidades ajuda os teus colegas e estarás a ajudar-te a ti também!
Como aluna sei que nem sempre é fácil compreender a linguagem dos professores !É muito mais simples se for um colega teu a explicar! acredita, que é verdade...

Quando só se tem a ganhar a escolha não é difícil! Participa!

Patricia Gomes (ex-aluna da escola E.B 2,3/S de Barroselas)

http://projectoagora.blogspot.com/

PROJECTO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Dinamizado pela professora Fernanda Matos e coadjuvada pela professora Ana Silva tem um leque de intervenção diversificado, abordando temáticas como o consumo de substâncias psicoactivas, a sexualidade, as infecções sexualmente transmissíveis, designadamente o VIH-Sida, a Escola Segura, alimentação saudável… Este projecto é relevante para o desenvolvimento consciente e responsável dos alunos. Abrange todos os ciclos de ensino incluindo actividades de sensibilização para os funcionários da cantina e do bar da escola.

Em colaboração com o Centro de Saúde, irá dinamizar o «Espaço Jovem» na escola, todas as terças-feiras das 12h30 às 14h30, onde os alunos poderão obter resposta às questões que mais os preocupam.

CLUBE DE EXPRESSÃO PLÁSTICA


Coordenado pela professora Natália Leites, coadjuvada pelas professoras de Educação Visual e Tecnológica: Conceição Borlido e Maria do Céu Quintela, tem entre os seus objectivos valorizar a educação como um meio para que os alunos colaborem em diferentes propostas apresentadas no Plano de Actividades da Escola, desenvolvendo, deste modo, a sua dimensão social e o seu sentido crítico.

O clube está aberto a toda a comunidade escolar e o seu horário de funcionamento é o seguinte: professora Conceição Borlido: terças-feiras, das 16h50h às 17h35; quartas-feiras, das 8h20 às 9h50 e quintas-feiras, das 11h50 às 12h35. Professora Natália Leites: terças-feiras, das 8h20 às 9h50; quartas-feiras, das 8h20 às 9h05 e quintas-feiras, das 8h20 às 9h05. Professora Céu Quintela: quartas-feiras, das 16h50 às 17h35 e quintas-feiras, das 11h50 às 13h25.

Podemos registar dois depoimentos dos alunos, sobre a participação no projecto: “estou a gostar muito do clube. Para o ano quero continuar” (Rafaela), “Adoro trabalhar no clube e fazer coisas divertidas. (…) Tudo o que aprendo posso fazer em casa.” (Fátima), existindo unanimidade na vontade expressa de continuarem para o próximo ano.

OFICINA DE GRAVURA

Coordenada pela professora Emília Abreu, tem entre os seus objectivos realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa através da criação de gravuras em diferentes suportes. A funcionar às quintas-feiras, das 8h20 às 9:50, é um espaço onde também podem consolidar-se as competências e os conteúdos curriculares da disciplina de Educação Visual.

CLUBE DOS CAÇA CIGARROS

Coordenado pelo professor Vítor Marinho, tem como finalidade promover a prevenção do tabagismo e a educação para estilos de vida saudáveis. Com a participação de alunos dos segundos e terceiros ciclos, as actividades serão planeadas em datas próximas à calendarização dos eventos. Conta com 56 alunos inscritos.

http://matrizdeliberdade.blogspot.com/2007/12/o-clube-dos-caa-cigarros-em-aco.html

CLUBE DOS AMIGOS DOS ANIMAIS


Coordenado pela professora Cláudia Ribeiro, procura desenvolver nos alunos o gosto pelos animais e o cuidado com o meio que os rodeia. A funcionar ao longo do ano, tem como responsabilidade tratar e cuidar da cadela Becky (a mascote da escola).

Tem vindo a desenvolver-se o acervo documental existente na biblioteca da escola, nomeadamente através de jornais e revistas sobre os animais e o meio ambiente.


CLUBE DE MÚSICA



Coordenado pelos professores Rui Neves e Mª João Gonçalves, tem como pressuposto privilegiar “uma educação musical de grupo, acessível a todas as crianças.” Como refere J. Wuytack, onde cada uma, conforme as suas capacidades, contribui para o grupo, fazendo emergir o prazer de fazer música colectivamente. Com uma média de 35 alunos participantes, desenvolve as suas actividades todas as segundas e quartas-feiras, com vista à participação nos diversos eventos calendarizados no Plano Anual de Actividades e em articulação com outros projectos em desenvolvimento na escola.

CLUBE DE LEITURA EXPRESSIVA


Coordenado pela professora Ermelinda Santos, tem como finalidade promover o gosto pelos diversos géneros literários através do desenvolvimento de técnicas de expressão. Este clube desenvolve o seu projecto em articulação com a Biblioteca Escolar, nomeadamente na preparação e participação nas diversas iniciativas promovidas pela Biblioteca Escolar – Centro de Recursos.

CLUBE DE LATIM

Coordenado pelo professor Pedro Marques, tem como finalidade promover a aquisição e conhecimentos básicos de Latim e de Cultura Clássica, assim como melhorar o domínio da Língua Portuguesa.

CLUBE DE INGLÊS PARA TODOS

Coordenado pela professora Virgínia Oliveira tem como objectivos identificar costumes e tradições da cultura inglesa e fazer a iniciação ou dar continuidade ao estudo da respectiva língua. Com diversas actividades agendadas, está aberto à participação de toda a comunidade escolar, nomeadamente aos funcionários da escola (sextas-feiras às17h00).

CLUBE DE ALEMÃO

Coordenado pela professora Virgínia Oliveira tem como objectivos identificar costumes e tradições da cultura alemã e fazer a iniciação à respectiva língua. Com diversas actividades agendadas, está aberto à participação de toda a comunidade escolar.

CLUBE DE FILATELIA – Núcleo Juvenil de Filatelia

Coordenado pelo professor Marcial Passos e coadjuvado pelo Sr. Florival Rio, congrega o interesse e esforço dos alunos que no início deste ano lectivo (11 a 14 de Outubro) organizaram a VIII Exposição Nacional de Filatelia Juvenil, evento realizado neste estabelecimento de ensino com o objectivo de divulgar as actividades realizadas por este núcleo e conhecer o trabalho realizado nesta área por jovens filatelistas de França e Espanha.

As actividades do clube são diversificadas. Para o mês de Abril está prevista a participação de quatro alunos na SUDWEST, em Suttgart – Alemanha. No dia Mundial da Criança, decorrerá na nossa escola uma Exposição Colectiva dos alunos do Núcleo. Em Junho, três alunos participarão na exposição EFIRO 2008, em Bucareste – Roménia. Estão também agendadas a participação de sete alunos na exposição WIPA 08, a decorrer em Setembro em Viena – Áustria e em Outubro, a participação na exposição VIANA 2008. Este núcleo encontra-se filiado na Federação Portuguesa de Filatelia. As actividades decorrem duas vezes por semana, segundas e sextas-feiras, das 16h00 às 18h00.


http://matrizdeliberdade.blogspot.com/2007/10/viii-exposio-nacional-de-filatelia.html

CLUBE DE HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

Coordenado pelo professor Manuel Moreira e coadjuvado pelo professor Adelino Queirós tem como finalidade sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para o conhecimento e preservação do património histórico e natural. Entre os seus objectivos está a adopção e conservação de um monumento pela escola, concretamente a Ponte Medieval – Alvas, Barroselas.

http://www.eb23-barroselas.rcts.pt/eb23s-clubes_projectos_c_historiapatrimonio_1.html

CLUBE DE ROBÓTICA

Dinamizado pelo professor Rui Afonso funciona na nossa escola desde 2005, iniciando a sua actividade com um pequeno conjunto de materiais adquiridos pela escola. Em 2005 foi apresentado um projecto ao Ciência Viva que foi aprovado e financiado em cerca de €3.700,00. Esta verba possibilitou a aquisição de equipamentos e materiais que permitiram alargar a actividade do clube. Em 2006, uma equipa da escola participou pela primeira vez na FLL (First Lego Legue), competição de âmbito nacional tendo ganho o prémio para o melhor robot em prova. No âmbito do clube de robótica foi assinado um protocolo com a ANPEE (Associação Nacional de Professores de Electrotecnia e Electrónica) para participar no projecto Dear Robot, que levou à participação no Festival Nacional de Robótica de 2 equipas da nossa escola. É um dos membros fundadores da SPR (Sociedade Portuguesa de Robótica) fundada em 2007. As actividades do clube ocorrem às terças-feiras, das 17h00 às 18h30.

DESPORTO ESCOLAR


Coordenado pelo professor Artur Rosário e dinamizado por uma equipa de professores responsáveis pelas diferentes modalidades, constitui uma referência nas práticas de actividades de complemento curricular da escola, nomeadamente na promoção do desporto e de hábitos de vida saudável, para alunos, encarregados de educação e outros agentes da comunidade educativa.

As modalidades em curso no presente ano lectivo são as seguintes:

BTT – dinamizado pelo professor Paulo Gonçalves, decorre às terças-feiras, a partir das 15h30 até às 18h30 e conta com 15 alunos inscritos.

DESPORTOS GÍMNICOS – dinamizados pela professora Ana Maria Silva na vertente da Ginástica Acrobática têm uma frequência assinalada de 30 alunos. Praticam a modalidade duas vezes por semana às terças-feiras das 17h00 às 18h30 e às quartas-feiras das 17h00 às 18h30. Neste ano regista-se como inédito o interesse demonstrado pelos alunos do segundo ciclo na ginástica artística e acrobática. Para o próximo ano lectivo, seria importante contemplar as duas áreas devido à constante procura dos alunos.

http://www.eb23s-barroselas.edu.pt/eb23s-clubes_projectos_de_ginastica.html

FUTSAL iniciados – dinamizado pelo professor Artur Rosário, integra o escalão iniciados - femininos, e consta com um grupo de 12 alunas inscritas. As actividades decorrem duas vezes por semana, às terças-feiras, das 17h00 às 18h30 e às quartas-feiras das 17h00 às 18h30.

FUTSAL juvenis – dinamizado pela professora Sandra Alves, integra o escalão juvenis, femininos, e consta com um grupo de 15 alunas inscritas. As actividades decorrem duas vezes por semana, às segundas-feiras, das 17h00 às 18h30 e às quartas-feiras das 17h00 às 18h30.

AEROMODELISMO – dinamizado pelo professor Rui Afonso e coadjuvado pelo professor Alfredo Martins, tem 11 alunos inscritos e as actividades desenvolvem-se às quintas-feiras, das 17h30 às 19h00.

A prática do aeromodelismo na escola remonta ao ano de 1995 integrada na disciplina de Educação Tecnológica, dando lugar em 1999 ao Clube – oficina de aeromodelismo e em 2004 ao CAB - Clube de Aeromodelismo de Barroselas. Com um leque de actividades diversificadas, representou a escola no dia 21 de Janeiro de 2008, no AeroIndoor – Póvoa 2008, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Uma iniciativa organizada pela LIPA (Liga de Iniciação e Propaganda Aeronáutica) e integrada no calendário oficial da FPAm para 2008, no âmbito das actividades do Desporto Escolar, promovidas pelo Clube de Aeromodelismo da escola.

http://cab.com.sapo.pt/

PERÍCIA E CORRIDA DE PATINS – dinamizado pela professora Cláudia Ribeiro, integra 21 alunos que praticam a modalidade duas vezes por semana às terças-feiras, das 17h00 às 18h30 e às sextas-feiras, das 17h00 às 18h30.

JORNAL: «ESCOLA VIVA»

Coordenado pela professora Lúcia Maciel em colaboração com os professores Augusto Coutinho, e Rosa Cruz tem como finalidade produzir o Jornal Escolar do Agrupamento, desenvolvendo nos alunos um conjunto de competências essenciais no domínio da pesquisa e selecção de informação relevante e do tratamento escrito/informatizado de diferentes géneros jornalísticos. De igual modo, pretende fomentar a comunicação entre a escola e a comunidade estimulando o espírito crítico através da análise/reflexão sobre temas da actualidade. O desenvolvimento de competências relacionais também é uma preocupação deste projecto.

Actualmente a equipa promove o concurso Aqui há talento que tem em vista a selecção da letra para a canção oficial da escola, a apresentar na comemoração dos 25 anos deste estabelecimento de ensino.

Os trabalhos decorrem dentro da calendarização prevista, no Laboratório Multimédia – Bloco D, às quartas-feiras, a partir das 13h40.

BIBLIOTECA ESCOLAR/CENTRO DE RECURSOS



Integrada na Rede de Bibliotecas Escolares e coordenada pela professora Mª Belisanda Brandão desenvolve o seu plano de acção em parceria com uma equipa de professores cujo dinamismo está presente no quotidiano escolar.


Evidencia um conjunto diversificado de actividades destinadas a todos os agentes do Agrupamento (concursos de leitura como “O Livro do Mês” e a participação no Projecto Ler+ do Plano Nacional de Leitura, a comemoração de efemérides, actividades de Leitura recreativa como “A Hora do Conto”…). Registamos o envolvimento de todas as Escolas que constituem o Agrupamento nas actividades, assim como a valorização da abertura da Biblioteca à comunidade educativa alargada, através de palestras, nomeadamente sobre A Importância da Leitura em Contexto Familiar, em horário nocturno.

Com uma frequência de alunos elevada (ultrapassa os 100 registos dia) e um espólio rico e em constante actualização, pensamos que constitui uma valência essencial para o desenvolvimento de um perfil humanista nos nossos alunos, aberto à necessidade da formação permanente e sensível aos nossos desafios civilizacionais.

PRO-JECTOS...

O ritmo com que as actividades têm decorrido não para... Durante o segundo período os diferentes Clubes e Projectos desenvolveram uma série de iniciativas que podem consultar no site da nossa Escola...

A não perder!

http://www.eb23-barroselas.rcts.pt/