terça-feira, 19 de maio de 2009

2.º lugar no robotop 2009 para a equipa de Barroselas


Uma equipa do Clube de Robótica da Escola EB2,3/S de Barroselas participou no ROBOTOP - Campeonato Nacional de Robots, realizado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, de 17 a 19 de Abril. É um evento de 3 dias organizado pela Escola Secundária de Tomaz Playo com a colaboração da Câmara Municipal de Santo Tirso.



O ROBOTOP é um campeonato de robótica essencialmente destinado a equipas compostas por alunos do ensino básico e secundário, incluindo escolas profissionais, e visa fomentar o interesse e o conhecimento na área da Robótica de forma a integrar os jovens na ciência e na engenharia, o mais cedo possível.

Neste campeonato realizam-se provas em duas modalidades: Seguimento de Pista e Busca e Salvamento, sendo as equipas agrupadas em dois escalões etários: 8 aos 14 e 15 aos 19 anos.

Quanto aos robots também existem duas classes, a Geral e a classe Dear Robot, sendo obrigatório, em qualquer dos casos, que os robots sejam construídos pelas respectivas equipas.



A equipa ROBOTEK, da Escola EB2,3/S de Barroselas foi composta por três alunos do 11.º ano, Ivo Marques, Luís Miguel Sá e Marina Barbosa acompanhados pelo professor Rui Afonso, responsável pelo Clube de Robótica da escola, tendo obtido as seguintes classificações: Na prova de seguimento de pista obteve o 8.º lugar na classificação geral; na prova de Busca e Salvamento o 16.º lugar da classificação geral e o 2.º lugar na classe Dear Robot que levou a equipa ao pódio pela primeira vez nesta competição.


O ROBOTOP vai na sua 3.ª edição e contou este ano com a participação de cerca de 75 equipas de todo o país e de Espanha.



Olimpíadas da Física


No passado dia 9 de Maio, decorreu no Departamento de Física da Faculdade do Porto a etapa regional das Olimpíadas da Física 2009.
Pela primeira vez na história da nossa escola, as alunas Ana Cidália Martins e Catarina Silva Castro, da turma A do 11º ano, acompanhadas pelo professor António Pereira, aderiram ao desafio proposto e arriscaram a sua sorte e sabedoria nestas provas.
A etapa em questão era constituída por duas provas, respectivamente, teórica e prática, tendo cada a duração de uma hora e quinze minutos. Após as provas, seguiu-se o almoço, que decorreu na cantina da Faculdade de Letras. O período de tarde proporcionou aos participantes uma palestra, dirigida pelo professor Pedro Avelino, intitulada “Breve História do Universo”. Como forma de encerramento, procederam à entrega das condecorações e das medalhas aos vencedores. Sendo atribuídos prémios apenas aos detentores dos primeiros dez lugares dos 140 alunos envolvidos nas provas.
A nossa escola honrou-se em trazer consigo o comprovativo da sua participação e um misto de experiências e recordações que as participantes jamais esquecerão.

Catarina Silva Castro e Ana Cidália Martins