quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Dia Internacional da Filosofia

No passado dia 15 de Novembro de 2007, os alunos do ensino secundário com a comunidade educativa, comemoraram o Dia Internacional da Filosofia. Esta iniciativa de âmbito internacional, instituída pela UNESCO em 2002, tem como objectivo fundamental promover um espaço de reflexão sobre temas/problemas da actualidade, de modo a desenvolver horizontes de sentido que permitam alicerçar o futuro.

Para este ano, a proposta da UNESCO considerava como referencial de reflexão a “Filosofia: uma escola de liberdade” tornando possível conciliar os conteúdos programáticos da disciplina, com o tema gerador do Plano Anual de Actividades, porque o convite ao questionamento das crenças que configuram as convicções pessoais, permitem conhecer o presente (compreendendo o passado) para arquitectar o futuro.

Através de estratégias diversificadas, procuramos (os alunos e a professora da disciplina de Filosofia) descobrir, nesta área do saber, a construção de um conhecimento crítico e problematizante, ao mesmo tempo que tentamos reconhecer o seu contributo específico para o desenvolvimento de um pensamento informado e uma consciência atenta.

A pesquisa de citações e a sua contextualização, o projecto de humanização dos espaços (Bloco D e Polivalente), o debate sobre a pertinência das citações recolhidas e a criatividade revelada através das “tentativas de expressão plástica” levaram os alunos a experimentar, num contexto diferente da sala de aula, o exercício do filosofar e, como se de um laboratório se tratasse, procuraram assumir posições pessoais, numa tentativa de romper com a indiferença, questionando filosoficamente as pseudoevidências da opinião corrente (em conformidade com os objectivos gerais do programa e com os temas/conteúdos: A filosofia como saber problematizador, crítico, antidogmático e libertador. O papel da filosofia no mundo contemporâneo).

Comemoração do dia de S. Martinho...

No dia doze de Novembro, os alunos do Clube de Música presentearam a comunidade escolar com duas canções: Castanhas boas e quentes e É tempo de Outono.
O esforço meritório do 5.º, 6.º e 7.º anos tornou possível recordar as tradições próprias deste dia...
Parabéns!

R-encontros...


Uma pausa na presença/escrita deste blogue... mas a Vida da nossa Escola não deixou de correr! Por isso, vamos fazer a retrospectiva de alguns eventos que marcaram o quotidiano deste ano lectivo... venham connosco!