segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Dia Internacional da Biblioteca Escolar



Neste dia comemoramos a Biblioteca Escolar... Os seus 24 anos de Vida. Os percursos que foram dando corpo ao espaço, às vivências, às descobertas. Mais um momento que congregou toda Comunidade Escolar... Ponto alto para celebrar o Centenário de Miguel Torga.

Juvex 2007

Achámos muito importante esta iniciativa promovida na nossa Escola, na medida que proporciona o aumento do interesse pela Filatelia, pois esta não representa somente a colecção de peças filatélicas mas também a descoberta de histórias, o desenvolvimento ao nível da sensibilidade e percepção.
A colecção que mais nos chamou a atenção foi apresentada por Paula Ramirez Buscando Tesoros nela está patente a procura de algo que nos complemente, tesouros que tornam a vida interessante e nos transportam, numa viagem de interacção connosco (na perspectiva de amadurecimento e formação) e com o mundo enquanto projecto de descoberta e sede de socialização. (Oriana Barros e Raquel Silva)

Uma retrospectiva sobre a Juvex

Na aula de Filosofia, a turma visitou a Exposição de Filatelia Juvex 2007, onde pudemos observar uma grande quantidade de colecções filatélicas bastante interessantes e didácticas. Detivemo-nos numa colecção de Catarina Pontes Carmelo Matos, chamada Metade do Céu e que abordava o tema da mulher: o corpo e o detalhe feminino, a integração e evolução da mulher em sociedade, a sua manifestação através de raças e etnias, através de selos, inteiros postais e cartas...
Penso que a autora pretendeu mostrar as dificuldades que muitas mulheres enfrentaram ao longo dos tempos e que a luta pela igualdade de direitos ainda é um caminho em construção.
(Miguel Brito, Cristiano Maciel e Moisés Moreira)